&&

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A Alma Precisa de Cura

  • Muitos  crentes aceitam Jesus como Salvador, mas não há mudança de vida, mudança não aquela que é aparente, mas aquela que começa no interior, operada pelo Espírito Santo. Frequentam a igreja regularmente, ouvem a pregação da palavra de Deus, leem a Bíblia, oram, mas sentem que não estão progredindo espiritualmente. É que falta a compreensão de que fomos regenerados no espírito, mas a alma continua enferma. A igreja é um hospital e a humanidade uma multidão de enfermos e doentes. Mateus 11:28,29 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”.
  • A primeira providência divina foi a regeneração no espírito. O pecado nos separou de Deus, causando estrago no ser humano, a cruz se tornou o centro cirúrgico da maior operação já realizada por amor. Alguém já disse que: "O calvário mostra como os homens podem ir longe ao pecado, e como Deus pode ir longe para salvá-los". A doutrina da salvação do homem pode ser vista em três fases:
  • Fomos salvos da condenação do pecado pela vitória de Cristo na cruz; estamos sendo salvos do poder do pecado, e seremos salvos da presença do pecado pela vinda de Cristo.

  • A pergunta é: O que impede essa transformação essa mudança?
  • A maior dificuldade em viver o evangelho da forma como a bíblia diz, está relacionado à nossa alma.
  • Há um desconhecimento com relação à alma, e de como ela interfere diretamente em nossas atitudes. Com o desconhecimento, o cristão mistura alma e espírito, não sabendo distinguir o que está na alma, ou qual a função da alma, e qual a função do espírito na vida espiritual. É esse desconhecimento que impede o crescimento espiritual. Nosso espírito estava morto, mas foi ressuscitado, recebeu a cura esse é o maior milagre, o milagre da salvação, do novo nascimento. Mas nossa alma não morreu com o pecado, continuou ativa e longe de Deus no pecado. Quando a pessoa se converte a alma não recebe nenhum milagre, continua da mesma forma, é necessário conhecer o que está na alma, para a santificação, a cura da alma.
As Emoções Estão na Alma
O que exatamente quer dizer quando se fala sobre emoções? "Emoções são as ações mais vivas e intensas da inclinação da alma e da vontade."
Emoções instrumento para expressar o que sentimos. Emoções é uma parte vital da personalidade humana. Elas podem ser poderosas e motivadoras, tanto para o bem como para o mal. Todos os sentimentos e emoções afetam diretamente a alma e implicam em nossos gostos, simpatias, antipatias.
As emoções interferem diretamente na maneira com que o ser humano se relaciona consigo mesmo, e com o próximo. Saber lidar com as emoções desenvolve inteligência emocional ajuda o ser humano a lidar com as mais variadas personalidades e atitudes no seu relacionamento interpessoal e na sua vida espiritual. As emoções são reações aos acontecimentos, surgem subitamente e têm uma duração breve. Não estávamos emocionados e, de repente, estamos. Prazer, alegria, medo, tristeza, dor, ódio, raiva, compaixão, plenitude, paz, ansiedade, impotência ou segurança: São emoções/ sentimentos e aprender a usá-los e administrá-los é parte fundamental na vida. Expressar o que sentimos também é um aprendizado diário. Emoções reprimidas, recalcadas, remoídas – a própria composição das palavras já demonstra a condição da energia em questão: re = duas vezes, portanto acumuladas e que, fatalmente, se exteriorizarão de modo inadequado, em momentos impróprios, muitas vezes direcionando-se a fatos, pessoas ou situações que nada têm a ver com a reação.  Pessoa que guardam em sua vida emoções e sentimentos desagradáveis reprimidos tem comportamento e convicções inflexíveis e irredutíveis em seus julgamentos, conceitos e atitudes. Cria-se inimizades, solidão; o vitimismo e a autopiedade se tornam regras de vida como saída, tornando este indivíduo uma pessoa  de difícil convivência.
  • como diz a Palavra de Deus. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32.  “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” Efésios 4:13.

2 comentários: