&&

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Identificando as linguagens do amor




Muitos maridos e esposas dizem: "Faço tudo por ele (a) e continua insatisfeito (a)”. Cada um pode até achar que está fazendo tudo, mas se a pessoa ainda continua insatisfeita então ainda falta o "essencial". Suponhamos que a esposo (a) esteja com sede, e você lhe ofereça um copo de refrigerante, você se sentirá saciado (a)? Existem necessidades e expectativas no casamento para se sentir amado (a) que devem ser supridas E essas necessidades e expectativas variam de uma pessoa para outra. Vamos descobrir e aprender a satisfazer essas necessidades e expectativas se isso não acontece os dois podem está achando que não são mais amados. E cada dia mais vai se distanciando um do outro.
Como resolver isso?
O primeiro passo é identificar qual a sua linguagem que se sentirá amado. Converse francamente com seu cônjuge. Toda pessoa que já é feliz, se casa para ser mais feliz ainda. Mas porque tantos conflitos no relacionamento? É por que estamos agindo de forma equivocada. Geralmente procuramos fazer por nosso cônjuge aquilo que gostaríamos que ele fizesse por nós. Conversar francamente com seu cônjuge sobre a sua primeira linguagem de amor, isto é, sobre o que você gostaria que ele fizesse para que você se sentisse amado (a). Talvez o seu desejo seja que seu cônjuge expresse seu amor por você das cinco formas descritas nas cinco linguagens de amor. 
1 Toque Físico - O toque físico pode ser afago, o abraço, o beijo ou outras formas de toques amorosos. O tipo de toque varia de uma pessoa para outra. Emocionalmente anseiam pelo toque físico de seu cônjuge. Se esse é a forma como se sentirá amado (a) Ainda que as outras sejam importantes, para elas, não será o suficiente para que se sintam realmente amadas.
2 Palavras de Afirmação
 Algumas pessoas só se sentem amadas quando são alvo de palavras de afirmação. A mais profunda necessidade dessas pessoas é ser apreciadas. Por isso, elas precisam de elogios, de palavras de apreciação ou...  de palavras de encorajamento para elevar a sua auto-estima e se sentir amadas e felizes. Só assim elas captam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge.
3.  Qualidade de Tempo
 Não é sentar no sofá e assistir TV. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção.  É assentarem-se juntos, e conversar, no processo de dedicação mútua. Uma conversa de qualidade deve envolver disposição para ouvir aconselhar, compartilhar as decisões. Os elogios, as palavras de apreciação e as palavras de encorajamento não satisfazem as necessidades de se sentirem amadas, algumas pessoas só captam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge por meio da atenção dedicada a elas.
4. Receber Presentes 
 Existem, também, pessoas que só captam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge através dos presentes que recebe. Por isso, elas têm necessidade emocional de receber presente, simples ou luxuosos - são símbolos visuais do amor. Ao receber o presente, elas dizem para si mesmas: Ele (a) se preocupa comigo; ele (a) me valoriza me ama. Portanto, todas as demais formas não são suficientes para levar essas pessoas a se sentir amadas. Pois a maior necessidade emocional delas é receber presente.
5.  Formas de Servir
 Essas pessoas captam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge por meio dos serviços que o cônjuge lhe presta, fazendo para elas aquilo que consideram importantes. Para algumas esposas que têm essa linguagem de amor, o importante é o marido ajudá-las a cuidar dos filhos; ajudá-las nas tarefas domésticas. Para alguns maridos que têm essa linguagem de amor, o importante é a esposa preparar os pratos que eles apreciam; ou receber tudo nas mãos. Para essas pessoas, as outras formas são importantes, mas não as reconhecem como provas de amor. Elas só sentem-se amadas quando são servidas.
Esses instrumentos criam intimidade, curam feridas e permitem um bom relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário