&&

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Uma vida feliz em família!

A Família É Um Projeto - Sl 127-128 

Ao dizermos que A Família É Um Projeto significa que Deus tem um plano para ela. Se a família é um projeto de Deus, se a família é tão importante para nós e para a sociedade. Por que temos tantos problemas familiares e por que tantas famílias destruídas, separadas ou tem pouca qualidade em seus relacionamentos? Creio que a resposta para isto está na visão humana.O principal problema do homem é olhar para a família como um projeto simplesmente pessoal, mas a família é muito mais que isso, é um projeto de Deus. Para Deus a Família é um instrumento de Sua graça e gloria, um meio de abençoar seus filhos e a sociedade. Ao dizermos que a família é um projeto significa que Deus tem um plano para ela. Que ela é um empreendimento de Deus, isto é, uma proposta de concretização de um propósito.O lar representa um potencial ilimitado para manifestação da glória de Deus.A família é um centro da providência e cuidado de Deus.Na vida familiar devemos exercitar nossa submissão a vontade de Deus e desfrutar das suas bençãos. Por sua importância, a família foi atacada por Satanás no Éden, e continua a ser atacada em nossos dias. Pois o Diabo sabe que por uma família que serve ao Senhor, Deus é glorificado e o caráter e princípios de Deus são difundidos na sociedade.  Podemos executar de modo bíblico este empreendimento de Deus VIVENDO NOSSA VIDA FAMILIAR TOTALMENTE NA DEPENDÊNCIA DE DEUS.Pois a ação e esforço humano sem Deus é inútil. Mas a submissão a Deus produz desenvolvimento, segurança e sustento familiar e social. Muitas vezes fazemos nossos planos para o casamento e a família. Criamos nossas expectativas, mas não consultamos, ou não ouvimos a Deus, ou então, pedimos Sua a bênção, mas não o incluímos em nossas ações. Às vezes queremos edificar nosso lar, mas construímos nossos próprios princípios. Adotamos modelos do mundo, ou modelos trazidos da tradição familiar. Outras vezes planejamos formar uma família e acreditamos que a obrigação de mantê-la só depende de nós. E temos que nos esforçar como pudermos para dar o melhor, em geral, numa visão material. Ou mergulhamos em nossa auto-confiança ou na insegurança de ter que oferecer mais do que podemos ou conseguimos. Esquecemos que este é um projeto de Deus, para sua glória e, portanto não depende só de nós.É isso que precisamos aprender. Tudo está debaixo do governo de Deus. A família é um projeto dele, portanto depende Dele, nos somos apenas os condutores e executores deste projeto. A família dependente de Deus, Ele está dizendo que não estamos sozinhos, mas precisamos nos submeter ao Senhor deste projeto de bênção e glória. Daí as expressões: “Se o Senhor não edificar” em vão é nosso trabalho, “se o Senhor não guardar” não há segurança, “Se o Senhor não nos conceder” inútil é nosso esforço em busca de sustento e frutos. É o que o Salmo nos quer dizer com “Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e anda nos seu caminho”, dependência e submissão.
E por isso: Falam de sustento – do trabalho de tuas mãos comerás; 
Falam de desenvolvimento familiar – sua mulher e filhos serão bênção. Serão frutíferos, produtivos e de grande valor como os frutos da oliveira.
Falam de Segurança – pois não estará só nas dificuldades, mas terá o apoio de sues filhos.
Falam de benção na igreja e na sociedade – Pois seremos benção em Sião e veremos a prosperidade de Jerusalém.
Como a família pode ser uma bênção para nós e para a sociedade? Através de nossa plena reverência e total submissão a vontade a Deus. A resposta é simples a consciência e prática é que são complexas. Dependem de todo nosso esforço e dedicação na execução das diretrizes deste projeto de Deus – A família. Podemos por em prática isto quando entendermos que antes de ser nosso projeto a família é um projeto de Deus. E por isso devemos ao Senhor nosso Deus, em nossa vida familiar, todo respeito, obediência e submissão. Precisamos entender que respeitar, temer a Deus é obedecê-lo como bons MARIDOS E PAIS:É “amar nossa esposa como nossa própria carne”;É “não provocar nossos filhos a ira e criá-los na admoestação (orientação) do Senhor”;É “administrar bem a nossa casa”, de cumprirmos o grande projeto de sermos a “imagem e semelhança de Deus”, santificados e, portanto, um modelo para nossos filhos- sendo assim, capazes de lançar nossas flechas no alvo, como faz um verdadeiro guerreiro.

Um comentário:

  1. Muito bom este artigo, que Deus continue abençoando sua vida!

    ResponderExcluir